sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pés


Você já parou para pensar na importância dos pés em nossa vida? São eles quem sustentam todo o nosso corpo e representam muito mais do que a habilidade de caminhar. Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que eles representam a linha da vida de cada indivíduo.

calcanhar > passado

planta (arco) > presente

dedos > futuro

Quando o homem pisa no chão, da maneira que o faz, já diz quem é.” (Maíra Viana, extraído do blog Vergonha dos pés1). A relação dos pés com o corpo mostra a personalidade da pessoa: pés para fora, peito aberto, nariz empinado, autoritarismo; pés para dentro, peito fechado, timidez, aquele que se faz vítima; pés retos/paralelos, corpo aprumado, equilibrado.

Os pés muitas vezes também são negligenciados, esquecidos. Com algumas excessões - incluindo aqueles que trabalham o corpo de forma inteira, a exemplo dos bailarinos - raramente as pessoas lembram de seus pés a não ser quando doem por algum motivo, seja por ficar muito tempo em pé com salto alto, ou por andar muito...

Tocar os pés por alguns minutos, todos os dias, traz a imediata sensação de relaxamento e bem-estar. E se você fizer isso seguindo os pontos da reflexologia, uma milenar prática de massagem, o efeito é ainda melhor e ajuda a aliviar dores, insônia, cansaço, TPM e libertar o coração de sentimentos como angústia, tristeza e raiva.” (Mariana Viktor2)

Quantas vezes não maltratamos nosso pés com sapatos apertados, sem pensar nas conseqüências desses atos?

Já falou-se muito a respeito do uso de sapatilhas de ponta no ballet clássico, pois estas são responsáveis por inúmeras lesões, dores, calos, bolhas e etc. O que dizer então a respeito das “pés de lírio” ou chinesas dos pés pequenos que enfaixam os pés aos 4 anos de idade para que estes não cresçam e se deformem seguindo uma tradição milenar. Uma verdadeira mutilação em nome de uma beleza estética infundável.

Há pouco tempo assisti a um documentário intitulado “Flor de Lótus”, que conta a trajetória histórica dessas chinesas de pés pequenos e mostra como é o cotidiano de algumas dessas mulheres que vivem nos tempos de hoje.

Sabendo de todos os signos que os pés representam e de sua importância na manutenção da saúde corporal, para mim chega a ser inadmissível a sua deformação voluntária. Algumas dessas mulheres tinham seus pés enfaixados e dedos quebrados aos 3 ou 4 anos de idade, mas dizem no documentário que se não houvesse uma lei de proibição ainda fariam isso com suas filhas, netas, bisnetas... Tudo para parecerem bonitas, atraentes e ajudar a conseguir um marido. Impressionante como a força da cultura ultrapassa até os limites físicos.

1http://www.vergonhadope.blogger.com.br/

2Revista Bons Fluidos, Ed. Abril, junho/2004

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei vc ter escrito no me ublog...

oia c acredita q tavamso falando sobre isso dos pes das orientais? essa semana?

hehehe
falamos de um caso na escola q num lembro direito... mas era mais ou menos assim...

uma bailarina q dançava c o dedo mindinhu encurvado pra dentro quando subia nas pontas,,, e subia assim e senti dores nas pernas e lombar... o corpo é uno... naum partes... imagino as orientais com esses pes assim.;... quantas dores nau msentem...
mas a bailarina depois de uma anlise se viu q ela subia nas pontas errado..,

Arte é arte... mas tem q ser feita direito... sentir os pes na ponta ou meia ponta! a aderencia c o chão e apressão dele e do corpo em cima dele!

adoro me u pé!meu querido pé q me aguenta o dia inteiroooooo!


bjs lindaa!